Confira quais são os passos que te ajudarão a alcançar a cura do luto
A experiência de perder um ente querido nunca é fácil. O ser humano tende a passar por uma tristeza inigualável ao pensar que a vida nunca mais será a mesma. Para muitos, o processo de cura do luto é algo incompreensível e inalcançável e, por isso, a Funerária São Benedito preparou este artigo com os 4 passos para superar do luto. Afinal, o ente querido não gostaria de ver o enlutado vivendo uma vida de tristezas!
AS FASES DO LUTO
Antes de falar sobre os passos para superar um luto, é necessário passar pelas fases do luto. Estudos psiquiátricos e psicológicos resultaram nas cinco fases que uma pessoa passa durante o processo de luto. Apesar de não necessariamente seguir uma ordem, essas fases costumam ser a negação, raiva, barganha, angústia e aceitação.
Cada estágio pode durar desde algumas horas, semanas e até meses, pois são respostas aos sentimentos do enlutado. Assim, é possível que o indivíduo caminhe pelas fases mais de uma vez até chegar à aceitação.
Negação
A primeira fase do luto é a negação, estágio onde o enlutado ainda está em choque, sem entender os acontecimentos e, então, passa a agir como se nada tivesse acontecido. Dessa maneira, ele foca todas as energias nas atividades do cotidiano ou no trabalho, como uma forma de mascarar a intensa dor da perda.
Raiva
Para o processo de cura do luto poder acontecer, é essencial que a pessoa passe pelo estágio da raiva. Quanto mais se entregar a essa emoção, mais rápido começará a se dissipar do sentimento e, consequentemente, se curar dessa dor.
Barganha
O estágio da barganha acontece rodeado do sentimento de culpa. Nesse momento, o enlutado se apega muito a sua fé e barganha pela vida do ente querido. Assim, acaba refletindo com a mágoa e se culpa pelas coisas que poderia ter feito diferente, pensando que qualquer mudança no passado poderia mudar o rumo das coisas no presente.
Angústia
Com foco no presente, o enlutado sente a dor inimaginável da perda. Aqui, ele reconhece as suas limitações e se sente extremamente triste, desanimado, angustiado e amargurado com os acontecimentos.
Aceitação
Nessa fase, o enlutado supera a angústia e passa a conseguir conversar sobre aquilo que tanto o aflige: a perda. É natural continuar sentindo um aperto no coração ao lembrar-se do ente querido, mas agora, a recordação dos momentos bons vividos com a pessoa se sobressai.
Agora, confira os passos para superar o luto!
1 – RESPEITE A SUA DOR
O que muitas pessoas não entendem é que a dor luto precisa ser sentida. Por isso, não se assuste com o sofrimento, pois ele faz parte do seu processo de cura. Nesse momento, é natural que o lado emocional fique abalado e que você passe pelas fases mais tristes do luto. No entanto, elas são necessárias para que a aceitação chegue.
Lembre-se de sentir os seus sentimentos e estar perto de pessoas amadas que se preocupam com você.
2 – LIVRE-SE DA CULPA
É preciso entender que a vida é uma caixinha de surpresas e que você não tem controle sobre tudo aquilo que vai acontecer. Refletir sobre todos os “e se” apesar serve para torturar a si mesmo, pois nada poderia ter acontecido de uma maneira diferente. Não há como mudar o passado e, por isso, você precisa olhar para frente e enxergar o futuro.
3 – COMPARTILHE SENTIMENTOS
Durante o luto, muitos enlutados desejam de isolar do mundo e de todos. Entretanto, o processo de superação deve ser realizado em conjunto, com o apoio de amigos e familiares. É imprescindível ter alguém confiável para desabafar e abrir o coração, despejando todos os sentimentos.
Falar sobre a dor é muito importante, pois ajuda a manter a mente na realidade e atravessar esse processo de uma maneira mais leve.
4 – EXPRESSE O QUE NÃO FOI DITO
Mesmo após a morte, você ainda pode expressar aquilo que não houve tempo de ser dito em vida para o ente querido. Não existe uma receita, pois muitas pessoas sentem de se comunicar de maneiras diferentes. Você pode escrever uma carta e guardá-la em sua gaveta, compor uma música, pintar uma tela, fazer uma escultura, escrever uma poesia e até mesmo fazer um post nas redes sociais.
Todas essas maneiras servem para você comunicar aquilo que gostaria de ter dito em vida. Além disso, elas também ajudam a encerrar o ciclo do luto, encerrando este capítulo.
E aí, o que achou do texto? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos!
Quer conhecer mais sobre a Funerária São Benedito? Então, entre em contato conosco para mais informações sobre planos e assistência para garantir apoio e conforto em momentos difíceis!
Endereço: Rua Alambari, 1311- Centro – Cambará/PR
Telefone: (43) 3532-1181 / 9 9609-7070 (whatsapp)