Maio Amarelo – como evitar acidentes e mortes no trânsito

Desde 2014, o mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo! Esse é um movimento internacional que tem o objetivo de conscientizar para reduzir os acidentes e mortes no trânsito. 

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição criadora do Maio Amarelo, uma pessoa morre vítima da violência no trânsito a cada 12 minutos no Brasil.

E as ocorrências nas vias estão relacionadas a três fatores: o comportamento humano e a própria condição dos veículos e das vias. Porém, o maior deles é o fator humano!

Um estudo de 2018 da Organização Mundial da Saúde mostrou que 90% dos acidentes no trânsito são gerados pelo comportamento humano.

Por isso, reunimos as principais causas de acidentes e mortes no trânsito brasileiro pelo fator humano e transformamos elas em orientações para evitar esses acontecimentos. Aqui estão:

Como evitar acidentes e mortes no trânsito

– Respeite os limites de velocidade;

– Não ingira álcool antes de dirigir, mesmo que “um pouquinho”;

– Durma bem antes de dirigir;

– Não dirija sentindo mal-estar;

– Não dirija com restrição de visibilidade;

– Não ingira substâncias psicoativas antes de dirigir;

– Cuide da saúde;

– Use os equipamentos de segurança (capacete, cinto, cadeirinha…);

– Não use celular na direção;

– Use setas para indicar suas manobras;

– Mantenha distância entre o seu veículo e o veículo da frente.

Veja se você já cumpre todas essas recomendações! Elas foram baseadas em dados do ONSV e do levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) de 2020.

Porque Maio e porque Amarelo

O mês de maio foi escolhido para o Movimento Maio Amarelo porque foi neste mês que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 2011.

Já o amarelo foi escolhido, a partir da psicologia das cores, porque traz o sentido de alerta. Além disso, essa cor também remete às sinalizações e advertências para evitar acidentes e mortes no trânsito.