Campanha Outubro Rosa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

                                Saiba mais sobre a campanha de conscientização do câncer de mama

Anualmente, países de todo o mundo realizam a campanha do Outubro Rosa, com o intuito de divulgar informações importantes sobre o câncer de mama para a sociedade, bem como alertar sobre a conscientização do diagnóstico precoce da doença e tudo que envolve essa esfera da saúde.

Dessa forma, o Outubro Rosa também atua na disseminação de dados preventivos e luta veemente pelos direitos das mulheres nesse âmbito (como o atendimento médico de qualidade e suporte emocional), de forma a garantir um bom tratamento para mulheres de todas as classes sociais.

Neste artigo, a Funerária São Benedito dará mais informações sobre a campanha. Continue a leitura!

O CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um tumor maligno que concentra seu ataque no tecido mamário. Seu desenvolvimento acontece quando ocorre alteração em alguns trechos das moléculas do DNA, gerando uma multiplicação das células anormais responsáveis pela criação de cistos.

Dentre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais letal para as mulheres.

IMPORTÂNCIA DO EXAME PREVENTIVO

De acordo com o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce da doença aumenta significativamente a probabilidade do paciente alcançar a cura (dados apontam que 95% dos casos identificados em estágio inicial, quando a doença é assintomática, têm alta chance de cura).

Por esse motivo, é imprescindível que as mulheres realizem, anualmente, exames preventivos, como a mamografia, que é o exame considerado como o principal método de rastreamento da doença.

É importante ressaltar que essa doença acomete mais mulheres mais velhas, podendo existir exceções com mulheres jovens. Assim, se mulheres mais novas já devem prestar atenção em sua saúde, as mais velhas devem redobrar esse cuidado.

HISTÓRIA DO OUTUBRO ROSA

A história da campanha do Outubro Rosa começou no ano de 1990, com a realização de um evento chamado “Corrida Pela Cura”. Realizado em Nova Iorque, o evento tinha a intenção de arrecadar fundos para uma pesquisa promovida pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Ao passo que o evento foi tomando grandes proporções, o mês de outubro passou a ser considerado como o Mês da Conscientização Nacional dos Estados Unidos em prol do câncer de mama e, com o passar do tempo, se espalhou por outros países.

Aqui no Brasil, a primeira campanha sobre o assunto aconteceu no ano de 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi iluminado com a cor rosa.

De 2002 até os tempos atuais, atitudes essa começaram a se tornar cada vez mais recorrentes, com diversas empresas e entidades iluminando seus prédios e monumentos com a cor rosa.

Ainda, além da iluminação cor-de-rosa, passaram a ser divulgadas diversas campanhas televisivas, na internet e em revistas e jornais com divulgação de informações essenciais sobre a doença.

Ao final, o objetivo maior é promover o autocuidado das mulheres, principalmente no que se refere ao câncer de mama. Afinal, cuidar de si mesma é um ato de amor próprio relevante e necessário.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA

Existem algumas atitudes que tem o poder de prevenir a doença, devendo ser hábitos de mulheres de todas as idades. Confira:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Manter um peso saudável para a sua altura e idade;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o consumo de carne processada;
  • Praticar atividades físicas;
  • Não fumar;
  • Amamentar;
  • Realizar anualmente o exame preventivo;
  • Vacinar-se contra o HPV;
  • Vacinar-se contra a hepatite B;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Se ame, se cuide, se proteja!