O que acontece antes de um sepultamento?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entenda todos os processos que antecedem o sepultamento de um ente querido

Por mais que muita gente fuja deste assunto, é extremamente importante entender todos os procedimentos que antecedem um sepultamento. Saber disso facilita a tomada de decisões importantes que determinarão que o ente querido seja velado da melhor maneira possível. 

Pensando nisso, a Funerária São Benedito preparou um texto explicativo com a resposta da destemida pergunta: afinal, o que acontece antes de um sepultamento?

CONSERVAÇÃO DO CORPO

O primeiro passo é a escolha de uma técnica para a conservação do corpo, que proporcionará com que o ente querido possa ser velado por algumas horas. Feito isso, especialistas funerários iniciam uma série de cuidados com o corpo, com uma profunda higiene. Essa etapa deve ser feita com produtos  apropriados.

Após isso, são aplicadas técnicas que retardam a decomposição do corpo, evitando a deterioração e odor antes do enterro, fatores que colocam em risco a saúde das pessoas que vão ao velório despedir-se. Dentre essas técnicas, a mais comum é a formolização, que consiste na injeção de formol nos músculos.

TANATOPRAXIA, A OPÇÃO MAIS MODERNA

Em se tratando de técnicas de conservação, é certo dizer que a tanatopraxia é considerada a mais moderna da atualidade. Seu procedimento é invasivo, pois não exige a remoção de órgãos, nem o preenchimento de cavidades.

Na verdade, sua aplicação consiste na drenagem do sangue pelo sistema venoso e, após isso, um líquido conservante é injetado, através de uma bomba, no sistema arterial. O procedimento ainda conta com a injeção de um produto conservante na cavidade torácica, abdominal e pélvica. Quando é necessário, a tanatopraxia realiza, também, a reconstituição cadavérica, feita por meio de próteses, massas e ceras.

CUIDADOS ESTÉTICOS

Realizados todos os procedimentos de conservação, é chegada a hora dos profissionais funerários cuidarem de toda a estética do corpo. A ideia é que se mantenha uma aparência saudável, o mais semelhante possível a como o ente querido era em vida.

Por meio de uma massagem, os músculos das pernas, braços e pescoços são soltos. Após isso, são retirados todos os pelos do rosto e pescoço, pois auxilia na melhor fixação da maquiagem. A exceção desse passo se dá com os homens que mantinham uma aparência barbada em vida.

Após isso, os corpos são limpos, tem os cabelos penteados e, por fim, são vestidos com as roupas escolhidas pela família e é feita a maquiagem no rosto, pescoço e mãos.

A Funerária São Benedito oferece planos funerários que cobrem todas as demandas pré, durante e  pós funerais, cuidando de tudo para que você não se desgaste ainda mais neste momento de profunda dor.

Entre em contato conosco para mais informações sobre planos e assistências.

Endereço: Rua Alambari, 1311- Centro – Cambará/PR

Telefone: (43) 3532-1181 / 9 9609-7070 (whatsapp)

Ou acesse nossa página do Facebook e perfil do Instagram.