Saiba mais sobre a tradicional Quarta-feira de Cinzas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entenda o que é e o que acontece em uma das datas mais importantes para a comunidade católica

A Quarta-feira de Cinzas – também conhecida sob a designação de Dia de Cinzas – acontece no dia após a terça-feira de Carnaval. Para os fiéis da religião católica, a data simboliza o início da Quaresma cristã, período de 40 dias que vai desta quarta-feira até a Sexta-feira Santa, anterior ao domingo de Páscoa.

A Funerária São Benedito preparou um texto para te explicar um pouco mais sobre essa que é uma das datas mais importantes para a comunidade católica. Continue a leitura para saber mais!

O QUE É A QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

A data refere-se ao tempo de purificação da alma dos fiéis, o qual os católicos rezam, pagam penitências e realizam atos de caridade. Além disso, são aconselhados a não consumirem carne e iniciarem o tradicional jejum da Quaresma.

A penitência serve como recordação do sacrifício feito na cruz por Jesus Cristo, em prol de seus fiéis. Isso mostra que quem crê na ressurreição, também é capaz de realizar certo sacrifício, abstendo-se da carne e de qualquer outra coisa que goste muito.

Esse rito mostra o ser humano na condição de pecador, que confessa toda a sua culpa perante Deus. Assim, a Quarta-feira de Cinzas representa o dever da conversão e da mudança de vida, que sinalizam como a vida humana é frágil e passageira, sujeita à morte. Dessa maneira, os fiéis permanecem na esperança de que Deus tenha misericórdia e os absolva de todos os pecados cometidos até então.

O QUE ACONTECE NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

Neste dia, é celebrada a tradicional Missa das Cinzas. Nesta ocasião, as cinzas utilizadas são derivadas da queima dos ramos abençoados, que aconteceu no Domingo de Ramos do ano anterior.

As cinzas são misturadas com água benta e, como manda a tradição, a mistura pinta a testa de cada fiel em um símbolo de cruz. Durante este momento, o celebrante deve proferir a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”, a cada vez que pintar um fiel.

QUAL ABSTINÊNCIA É OBRIGATÓRIA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

A Quarta-feira de Cinzas é um dia penitencial que marca o início do jejum da Quaresma. No entanto, existem abstinências paralelas e obrigatória aos fiéis nesta data. Neste dia, assim como na Sexta-feira Santa, os católicos devem se alimentar de uma refeição principal, sendo a carne o alimento proibido do dia. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória para as pessoas maiores de 18 anos e menores de 60 anos. Fora desses limites, a penitência é opcional e vai da vontade de cada um.

Se você gostou deste texto, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais!

Quer conhecer mais sobre a Funerária São Benedito? Então, entre em contato conosco para mais informações sobre planos e assistência para garantir apoio e conforto em momentos difíceis!

Endereço: Rua Alambari, 1311- Centro – Cambará/PR

Telefone: (43) 3532-1181 / 9 9609-7070 (whatsapp)

Ou acesse nossa página do Facebook e perfil do Instagram.