Quem aí já sofreu ou conhece alguém que tenha sofrido um acidente de trabalho? E quem é ou conhece um autista? São assuntos que envolvem o nosso dia a dia, mas que ainda PRECISAM DE ATENÇÃO…
O “Abril Azul” é dedicado à campanha sobre o Autismo que é comemorado no dia 02 de Abril como “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. O autismo é um transtorno de desenvolvimento cerebral e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. A campanha tem como papel mostrar que ninguém precisa se afastar de um autista, ao contrário, é necessário entender para incluir e ajudar.
Sintomas: Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem dificuldades de ficar em ambientes barulhentos e movimentados, hábitos de movimentos repetitivos, agitação repentina, seletividade alimentar e dificuldade para dormir. Não existe exame específico para detecção de Autismo, o diagnóstico é feito por relato dos pais e avaliação médica.
Não há cura para o Autismo, mas com terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia entre outras terapias é possível ajudar a criança a se tornar mais independente. Vale ressaltar a importância para que os autistas sejam incluídos na sociedade, obtendo maior qualidade de vida e respeito.
“Abril Verde” é dedicado a campanha de conscientização da segurança no trabalho, a escolha do mês é devido ao dia 28 de abril, onde pessoas no mundo todo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, nos Estados Unidos, acabou matando 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. O objetivo da campanha é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas, seja por meio de palestras ou dinâmicas de grupo que proporcionem orientação adequada aos funcionários, mostrando a importância da segurança dentro do local de trabalho.